top of page
Microgalvanopuntura

É um método invasivo superficial (atinge somente a epiderme), feito através de uma microagulha ligada à um aparelho com corrente contínua. Esse tratamento é indicado para estrias, pois o estímulo físico da agulha desencadeia um processo de reparação muito complexo, cujo objetivo é restabelecer de forma satisfatória a integridade dos tecidos. A estimulação com a corrente associada desencadeia uma inflamação aguda localizada, não apresentando qualquer efeito sistêmico. Alguns minutos após a aplicação aparecem hiperemia (vermelhidão) e edema (inchaço) típico de qualquer processo inflamatório devido às substâncias locais liberadas pela lesão, provocando, assim, uma vasodilatação e aumento da permeabilidade dos vasos.

 

Estas reações são o principal momento da inflamação, responsável pela hiperemia e calor, aumentando com isso o fluxo sanguíneo, que é fundamental nas alterações hemodinâmicas da inflamação aguda. Esse processo inflamatório é indispensável para a estimulação do fibroblasto, célula responsável pela formação de colágeno e elastina, que tem um importante papel no processo regenerativo de atrofia tecidual.

 

A resposta à agressão, no caso específico da perfuração pela agulha, pode finalizar com a recuperação da estria restituindo a sua arquitetura original. O edema promovido no tratamento não deverá sofrer ação de nenhum agente antiinflamatório. As estimulações subseqüentes só poderão ser realizadas quando o processo inflamatório cessar por completo, evitando assim, o risco de desenvolver uma inflamação crônica desencadeada pela persistência do estímulo inflamatório agudo.

 

Indicações:

 

Estrias

bottom of page